A madrinha do grunge Tina Bell preparou o terreno para o rock dos anos 90 com Bam Bam Bam

A madrinha do grunge Tina Bell preparou o terreno para o rock dos anos 90 com Bam Bam Bam

HISTÓRIA DA MÚSICA

A banda proto-grunge esquecida e a sua distinta vocalista

Crédito da imagem: Buttocks Productions

As mulheres de cor têm tido uma oportunidade difícil no rock. Se for uma mulher de cor, tem de ser uma artista de hip-hop, soul ou R&B. Não há outras opções. Não há outras opções.

A irmã Rosetta Tharpe inventou o rock and roll, mas os seus contemporâneos masculinos assumiram o controlo. Rosetta Tharpe teve as suas dificuldades, uma vez que era uma mulher negra na década de 1940. Por isso, não é tabu que uma mulher afro-americana, quarenta anos mais tarde, tenha sucesso no rock.

Não é o caso.

No início dos anos 80, uma banda de quatro elementos de Seattle, Washington, tocava música classificada como Grunge. Não só tinham um som inédito, como também tinham uma vocalista poderosa e elegante.

Essa mulher era Tina Bell: uma nativa de Seattle que liderava o Bam Bam. Ao lado de Bell estava o guitarrista e marido Tommy Martin. Scotty “Buttocks” Ledgerwood juntou-se a eles no baixo e Matt Cameron na bateria.

Matt Cameron tornou-se o baterista dos Soundgarden e dos Pearl Jam quando deixou os Bam Bam. Tom Hendrickson substituiu-o e solidificou a formação a partir daí.

Os Bam Bam tiveram um início humilde, como todas as bandas dos anos 1980 e 1990. Tina Bell e Tommy Martin colocaram um anúncio no The Rocket à procura de companheiros de banda. Da mesma forma, Ledgerwood e Cameron responderam ao panfleto de Bam Bam para começar a sua banda de rock pioneira.

Bam Bam é uma combinação dos apelidos de Tina Bell e Tommy Martin. Crédito da imagem: Produções Buttocks

As peças estavam alinhadas para o sucesso de Bam Bam – estavam no sítio e na altura certos. No entanto, a indústria tinha outros planos. Ninguém estava preparado para uma banda de rock liderada por uma mulher negra.

Tina Bell sentiu esse discurso, independentemente do facto de o público gostar deles. Teve de enfrentar insultos raciais e confrontos em palco. Um conflito com skinheads tornou-se feio quando Bell lhes bateu na cabeça com o microfone durante uma atuação ao vivo.

De qualquer forma, isso não impediu os Bam Bam de prosseguirem com a sua música. Os Melvins abriam para eles nos seus concertos ao vivo e Kurt Cobain era o seu roadie. Eles até se tornaram os primeiros…