A Ascensão da Fénix. Um olhar sobre o impressionante trabalho de Frank Sinatra…
“As pessoas comentam frequentemente que tenho muita sorte. A sorte só é importante na medida em que tem de ter a oportunidade de se vender no momento certo. Depois disso, tem de ter talento e saber como usá-lo.” – Frank Sinatra
Wm poucos anos de conquistar os corações dos bobbysoxers e causar pandemónio no Paramount Theater de Nova Iorque, Frank Sinatra viu a sua vida profissional e pessoal em perigo. Em 1949, o seu casamento de 10 anos com Nancy Sinatra, do qual nasceram três filhos, estava por um fio e o futuro da sua carreira parecia igualmente sombrio. Embora confrontado com decisões cruciais que teriam impacto na sua família e nos seus meios de subsistência, os pensamentos de Sinatra estavam toldados pelo seu amor e paixão pela beldade do cinema, Ava Gardner.
A primeira vez que Sinatra se encontrou com Gardner foi em 1943, pouco depois de ela se ter casado com um dos actores de maior sucesso da Metro-Goldwyn-Mayer, Mickey Rooney, mais conhecido pelo filme Andy Hardy filmes que fez com Judy Garland. Recordando o momento, Gardner disse que Sinatra lhe parecia um “deus”, e ele fez o comentário irónico de que teria casado com ela se a tivesse visto primeiro. Quando se cruzaram novamente cinco anos mais tarde, ambos estavam sob contrato na MGM e, para Sinatra, a atriz só tinha ficado mais bonita. Rapidamente caiu sob o seu feitiço.
Apesar de Gardner ter sido avisada por amigos para ter cuidado com Sinatra, ignorou os seus conselhos e viu-se enfeitiçada pelos seus encantos. Em casa, em Toluca Lake, Nancy e os filhos de Sinatra só viam o marido e o pai cerca de duas vezes por semana. As colunistas de mexericos Hedda Hopper e Louella Parsons condenaram repetidamente Sinatra pela sua relação com Gardner, mas os jornais nunca o incomodaram.
No entanto, quando Louis B. Mayer ameaçou cancelar o seu contrato, Sinatra ficou preocupado. Depois de mudar a sua família para o sul da Califórnia em 1944, fez alguns filmes esquecíveis, mas também protagonizou três musicais de sucesso com Gene Kelly: Anchors Aweigh (1945), Leve-me para o Jogo da Bola (1949), e Na cidade (1949). Irritado com a tática de intimidação de Mayer, Sinatra fez um comentário de mau gosto sobre o patrão da MGM e foi rapidamente despedido.